Start-It Marketing Digital -5 duvidas frequentes sobre hotsite - Start-It Marketing Digital Marketing Digital - Especializada em Agencia de Eventos na Criação de Sites e HotSites

5 duvidas frequentes sobre hotsite

O que é?

Hotsite ou microsite é um sítio momentâneo voltado a destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

Sua diferença está apenas na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Usualmente, hotsites possuem tempo de vida útil predeterminado, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica, com duração ligada a essa ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.

Geralmente, hotsites possuem um apelo visual maior, e são mais focados em um público específico, traduzindo a expectativa deste alvo.

Para que serve?

Os Hotsites são criados com fins comunicacionais específicos, seja para divulgar eventos, shows, feiras, lançamento de produto, uma campanha de marketing,  entre outras diversas ocasiões que o mesmo pode ser utilizado dentro do marketing digital.  A principal característica entre eles é o prazo de divulgação, ficando no ar geralmente por um período pré-determinado.

Nós desenvolvemos cada Hotsite de acordo com a ação proposta, criando a estrutura e layout com referência direta ao objetivo da campanha ou ação. Como nome já diz, o Hotsite é um site quente, usados dentro de campanhas de marketing pontuais, mas com grande impacto e visibilidade.

Se você já acessou a internet a fim de comprar ingressos para algum festival de música, fazer a pré-inscrição no vestibular ou mesmo para participar de um sorteio, provavelmente já se deparou com um hotsite.

Hotsite? Sim! Conforme o nome em inglês já indica, hotsite é um site quente, que, dentro de uma estratégia de marketing pontual, é feito para ficar pouco tempo no ar, mas o suficiente para causar grande impacto sobre o público-alvo.

Quais as diferenças?

Apesar de contarem com a mesma estrutura de um portal — a começar pelo wireframe, passando pela home, páginas internas, formulários, programação, entre outros elementos —, os hotsites apresentam conteúdo bem mais objetivo, além de serem mais interativos e dinâmicos. Isso tudo justamente para cumprirem a meta de transmitir uma informação rápida e clara para o público-alvo acerca de eventos com prazo determinado para ocorrerem, bem como produtos que acabam de ser lançados.

Um exemplo? Sua banda preferida anuncia uma grande turnê no Brasil, mas seu site oficial, além de estar em inglês, não traz informações específicas sobre os preços dos ingressos, as datas disponíveis e os locais dos shows por aqui. Se seus ídolos forem bem assessorados pela equipe de marketing, disponibilizarão um link para o hotsite da turnê brasileira, alcançando quem estiver em busca de ingressos.

Aliviar o tráfego em portais ou site oficiais

Os hotsites geralmente são ótimas soluções encontradas por empresas e instituições na hora de divulgar um grande volume de informações que interessa a um público específico em um curto intervalo de tempo — como anunciar um evento, resultado de provas, gabaritos e restituição do imposto de renda, por exemplo.

Por meio de um anúncio em formato splash, a homepage dessas instituições pode automaticamente redirecionar o tráfego mais pesado para o hotsite, impedindo que a página oficial entre em colapso e saia do ar em função do elevadíssimo número de acessos simultâneos.

Bombar a estratégia de inbound marketing

Como a estratégia inbound marketing exige planejamento para a montagem de suas engrenagens, demanda um pouco mais de tempo até que as personas percorram os devidos ciclos e comecem a se transformar em leads qualificados. Nessa estratégia, as primeiras vendas nem sempre acontecem em um prazo desejável por clientes apressados, por isso, nesse caso, o hotsite atua como um anabolizante do inbound, fazendo com que os leads apareçam mais rápido e em grande quantidade.

Imagine um blog de faculdade que já implementou o inbound. Em dado momento, essa instituição de ensino pode apresentar a demanda de uma larga campanha de captação para inscrições em seu vestibular. Nesse caso não será viável, devido ao curto espaço de tempo, esperar que um grande número leads surja exclusivamente por meio de acessos ao blog. Nessa hora, usar um atraente hotsite para divulgar o evento e angariar inscrições pode ser a solução mais adequada para atender às expectativas do cliente.

Quando bem aplicado, o hotsite se transforma em uma estratégia super poderosa de marketing digital. No entanto, é preciso que essa ferramenta tenha, acima de tudo, um grande apelo visual, mantendo-se dentro dos moldes do design responsivo e de última geração, além de, claro, oferecer serviços que atendam às demandas do público-alvo e satisfaçam, assim, a empresa que divulga ali seu serviço ou produto. Tudo isso sem deixar a campanha esfriar — afinal, em se tratando de hotsite, quanto mais quente, melhor!

Posts Relacionados

HOTSITE PARA EVENTOS TEM O PODER MAIOR QUE VOCÊ IM...
visualizações 760
Aumente a visibilidade do seu evento através de um hotsite. Se você pensa que um hotsite pode te dar trabalho? Veja as 5 duvidas frequentes. Ele t...
Como saber em que posição da sua Agência de Evento...
visualizações 380
Como saber em que posição meu site aparece para uma palavra-chave? Bilhões de vezes por dia, em um piscar de olhos. É assim que a Pesquisa acontece. ...
E sua agência vai ficar para atrás?
visualizações 699
Hoje temos cerca de três milhões de aplicativos nos sistemas Android e iOS. São, em média, mais de 100 mil downloads de apps por dia, dos mais variado...
Como reforçar a segurança do meu site em WordPress...
visualizações 484
As tentativas de invasões são inúmeras e diversas, a cada segundo são milhares de tentativas de contaminar um site da internet. Você sabe o que est...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *